Street Fighter Alpha, Lançado em 1995 para as placas de Arcade CPS 1 e 2 da Capcom, é um marco para os jogos de luta, sendo um arco muito importante para o enredo de Street Fighter, que conta as histórias que ocorrem antes e durante o primeiro torneio World Warrior, trazendo personagens do primeiro Jogo repaginados e um aprimoramento maior nos quesitos técnicos, como aprofundamento das mecânicas de jogo (que começaram a evoluir muito depois de Super SFII Turbo).
Gráficos
Os gráficos foram todos retrabalhados do zero, com sprites 2D mais inspirados nos animes daquela época, seguindo uma tendência semelhante do seu antecessor, que se inspirou também nos animes de luta dos anos 80 (como Hokuto No Ken).
Faltou polimento em alguns cenários, que não apresenta muitos detalhes e cores como outros cenários, alguns cenários são praticamente estáticos e não possuem animação alguma.
Todos os personagens apresentam um ar mais jovial, dando aquele clima de que o jogo se passa de fato antes de SFII.
Sons e Música
Os efeitos sonoros também são totalmente novos, as músicas empolgam e tem muita inspiração dos jogos anteriores de Street Fighter, mas com um ar totalmente fresco e novo.
Jogabilidade
A jogabilidade sofreu alterações consideráveis, cada personagem agora possui 2 super combos, com isso, a barra de super combos possui 3 níveis, pressionando um botão para execução do super combo, é gasto uma barra de super combo, se acionando 2 ou 3 botões, se consome 2 ou 3 barras de supercombo respectivamente, aumentando o dano.
Foi adicionada uma mecânica de contra ataque, os Alpha Counters, que ao ser acionada, consome um nível da barra de super combo, esse elemento é bem vindo e acrescenta um elemento importante na estratégia de luta.
Os Lutadores em si possuem um balanceamento razoável, mas não está perfeito, ainda temos muitas distorções de vantagem entre um lutador ou outro, principalmente quando abordamos as possibilidades de combos.
Lutadores
Ryu - possui todos os golpes que foram apresentados anteriormente em Super SF II turbo, com um super combo super tatsumaki senpukyaku.
Ainda é um lutador referência para aprender os golpes do jogo.
Ken - o que chama atenção do Ken é que a cada jogo lançado de Street Fighter, está se distanciando das características de Ryu, com o tatsumaki senpukyaku mais rápido e gerando mais acertos, o shoryuken flamejante, foi adicionado o shinryuken como super combo adicional.
Chun Li - Mais solta e rápida em relação a SFII, com uma nova roupa, possui e alguns golpes novos como o chute martelo, Chun Li definitivamente está mais efetiva em SF Alpha.
Sodom - Vindo de Final Fight, é um lutador que se inspira na cultura japonesa, além de ser muito forte, é um dos alívios cômicos do jogo, tendo muita força física.
Birdie - Vindo do primeiro Street Fighter, teve a sua aparência totalmente modificada, sendo um lutador que possui grande força física e agarrões.
Guy - vindo de Final Fight, é um lutador com golpes rápidos, esse design também foi apresentado em final Fight 3, que em relação ao enredo, se passa paralelamente ao enredo de SF Alpha.
Adon - vindo do primeiro Street Fighter, Adon é o antigo discípulo de Sagat, sendo muito rápido e possuindo chutes e voadoras difíceis de revidar.
Sagat - um dos 4 grandes da Shadaloo, Sagat apresenta a sua melhor forma nos jogos de luta até aqui, sendo letal nos contragolpes e apresentando combos devastadores, Sagat com certeza é um dos mais fortes do jogo, o seu Tiger Uppercut não é só um antiaéreo, mas também uma metralhadora de golpes.
Rose - lutadora nova, possui a habilidade de repelir projéteis, com a revisão dos jogos seguintes, Rose ganha mais importância no enredo de Street Fighter, onde a história dela está relacionada com Bison
Lutadores Secretos
Akuma - Lutador Secreto de Super SF II, Akuma finalmente ganha seu set de golpes próprios, sendo um lutador letal, podendo lançar projéteis aéreos e o poderoso shin goku satsu, este também é o lutador final, caso tenha alcançado alguns objetivos (caso consiga uma 10 finlizações com super combos e sem perder rounds).
Dan Hibiki - Lutador criado como paródia dos personagens Ryo e Robert de Art of Fighting, apresentando algumas características semelhantes de Ryu e Ken, mas com a força extremamente reduzida, lembrando também de algumas particularidades que existiem em AOF, como os projéteis que atravessam a tela inteira.
Bison - sendo o lutador final da maioria dos personagens do jogo, Bison é incrivelmente difícil, todos os seus Golpes vindos de SF-II estão presentes.
Veredito
Street Fighter Alpha é um marco para os jogos de Luta dos anos 90, sendo um arco muito importante para explicar as origens dos World Warriors, e foi o primeiro jogo da série a ter de fato um enredo dedicado, boa parte deste enredo inclusive, foi modificado e Expandido em sua sequência (SF ALpha 2), que é o jogo definitivo da série Alpha.
Pontos Fortes
-Sprites e Gráficos Novos
-Músicas e efeitos sonoros de primeira
-Bom Fator Replay
Ponto Fraco
-Balanceamento
Veja mais:
Street Fighter Alpha 2
Dicas e truques para Street Fighter Alpha
Nenhum comentário:
Postar um comentário