Fundada por Eikichi Kawasaki em 1978, a SNK é uma famosa produtora de jogos Arcades japoneses. conhecido pela plataforma Neo-Geo e os seus jogos de Arcade como Fatal Fury, Art of Fighting, The King of Fighters, Samurais Shodown, Metal Slug, entre outros.
Sede da SNK em Osaka |
O Início
Oriunda do nome Shin Nihon Kikaku (Projeto Novo Japão), fundada em Osaka por Eikichi Kawasaki, o principal objetivo da SNK no início se concentrava máquinas Elétricas, mas logo o direcionamento mudou para desenvolvimento de jogos para o Arcade, que estava em sua vanguarda no Japão no início dos anos 80.
Ozma Wars - Primeiro jogo da SNK |
Os primeiros jogos da SNK para o Arcade surgiram já em 1979, com Ozma Wars (que foi inspirado no sucesso de Space Invaders) e Safari Rally (jogo de corrida com labirinto), mas o primeiro grande sucesso da SNK nos arcades foi Vanguard (1981) um shooter lateral com vários elementos que mais tarde inspiraram outros jogos do gênero, com um design e jogabilidade inovadores para a época.
Vanguard - primeiro sucesso da SNK
De 1979 à a 1986, a SNK produziu uma série de jogos, sendo que a partir de 1986, passou a se aventurar como produtora de jogos de console, lançando jogos para o NES/Famicom (ao todo foram 14 jogos para o 8 bits da Nintendo.
1990 a 2000 - Neo-Geo Era
Com a ascensão da SNK na produção de jogos, a SNK procurou alçar voos ainda mais altos, que seria produzir uma nova placa de Arcade para os seus jogos com um custo mais baixo, para entender o grande salto que que o Neo-Geo representou para os Arcades, precisamos voltar um pouco atrás, sobre como as máquinas de Arcade eram produzidas, até este ponto, as placas de Arcade eram reservadas e construídas apenas para o jogo que comporta, essa prática fazia com que para troca do jogo, a placa inteira deve ser trocada, gerando mais custos.
Ghost Pilots - Neo Geo |
A Placa Neo-Geo batizada de MVS, tem esse diferencial, onde os jogos eram vendidos em formato de cartucho, levando os arcades a terem o mesmo conceito de troca de jogo dos consoles de mesa, reduzindo e muito o custo operacional de produção e principalmente o custo de manutenção das casas de Arcade da época.
Um outro ponto que levou a redução de custos de produção, foi que a SNK somente produzia os gabinetes no japão, no restante do mundo as maquinas tinham esquemas simplificados e a produção poderia ser efetuada de forma terceirizada e de forma mais lvre.
Gabinete Fabricado no Brasil |
Com o sucesso dos Arcades, a SNK passou a disponibilizar inicialmente no japão, um console doméstico para aluguel, com as mesmas configurações dos Arcades, o Neo-Geo AES oferecia uma experiência completa dos arcades para os lares japoneses, com relativo sucesso nos aluguéis das máquinas, logo o console foi disponibilizada para o varejo japonês, com um custo altíssimo,o Neo-Geo era na época (e é nos dias de hoje também) considerado um videogame de luxo, tendo um altíssimo custo, tanto o console como os seus jogos.
Neo-Geo AES |
Mesmo com alto preço, o Neo-Geo vendeu mais de um milhão de unidades em sua vida útil, sendo hoje considerado um artigo muito caro para se ter em uma coleção.
Na tentativa de diminuir os custos, em 1994, a SNK lançou o Neo-Geo CD, que possuía todas as vantagens que os CD’s proporcionaram na época (melhor qualidade sonora em uma mídia de armazenamento de menor custo de produção), entretanto, mesmo com essas vantagens, o calcanhar de aquiles do aparelho, que seriam os demorados carregamentos dos jogos e um custo que era mais alto que a concorrência (lembrando que 1994 também foi o ano de lançamento do Playstation), fez com que o aparelho fosse tão nichado quanto o seu irmão mais velho.
Mesmo com altos custos, o seu principal diferencial estava em jogar os Arcades em casa, sem perda de qualidade, os consoles de mesa da época (quarta geração de videogames) possuíam conversões da SNK, mas com cortes e reduções aparentes, esse era o principal atrativo da plataforma, jogos como The King of Fighters, Fatal Fury e Metal Slug levaram a SNK a ter um relativo sucesso e principalmente a dar uma reputação de ser uma das melhores produtoras de jogos de arcade de sua época.
Neo-Geo Pocket e a Falência da SNK
Mesmo com o Grande Sucesso da MVS, a SNK queria inovar, e no final de 1998, é lançado o Neo-Geo Pocket, Console portátil criado principalmente para concorrer com o Game Boy, com um hardware superior ao console portátil da Nintendo, o sucesso era certo, entretanto, o que eles não contavam é que logo em seguida, a Nintendo lançaria o Game Boy Color, deixado a plataforma da SNK instantaneamente obsoleta.
Neo-Geo Pocket |
Com esse movimento, SNK não perdeu tempo e produziu o Neo-Geo Pocket Color, que somado ao processador de 16-bit, agora possuía cores e tinha uma autonomia de bateria incrível, além de sua biblioteca, que possuía vários jogos de algumas Third Parties, como SEGA e Capcom.
SNK x Capcom jogo de cartas |
Mesmo sendo um console portátil mais potente, o Neo-Geo Pocket, não foi páreo para o Game Boy, que além de ter uma marca consolidada (retrocompatibilidade com a versão anterior do Game Boy), tinha um grande apelo com os seus jogos.
Isso somado ao custo alto das outras plataformas que não vendiam (somente o MVS vendia relativamente bem, mas naquela altura, era uma plataforma de 10 anos de vida), o início do declínio dos Arcades no Ocidente, e o fracasso da SNK como Publisher nos Estados Unidos, colocou a SNK em uma posição financeira muito frágil, levando a sua falência no início de 2001.
SNK Playmore
Com a falência da SNK em 2001, os direitos da marca foram adquiridos pela Azure, que era uma empresa especializada em pachinkos, com essa aquisição, os personagens criados pela SNK pararam nas máquinas de apostas japonesas.
Maquina de Pachinko de Fatal Fury |
Quanto aos jogos, a produção foi terceirizada para a empresa sul coreana Eolit, que foi responsável por The King Of Fighters 2001 e 2002 e metal slug 4 e 5, esses títulos tiveram muito aproveitamento de conteúdo dos jogos anteriores, apresentando uma queda de qualidade considerável.
TKOF-2001 produzido pela Eolith |
Algum tempo depois da falência da SNK, Eikichi Kawasaki readquiriu boa parte dos direitos autorais da SNK, assim fundando a SNK Playmore, nessa nova SNK, muitos ex funcionários retornaram para produção de jogos, onde também se concentraram principalmente nas publicações de jogos clássicos para os consoles de nova geração (como playstation 2, Gamecube e Xbox ).
TKOF - 94 rebout |
A SNK finalmente aposenta o Neo-Geo MVS / AES e passa a utilizar 2 placas distintas,inicialmente a NAOMI e mais tarde o sistema Atomiswave.
KOF New Wasve - Para Automisave |
Nesse período de reestruturação a SNK, não houveram muita criação de jogos, mas os grandes clássicos passaram a ser lançados regularmente para as principais plataformas do mercado.
Serie Aca - com todos os jogos clássicos do Neo-Geo disponíveis |
A Nova SNK
Em 2021, a SNK é comprada por um fundo saudita, com essa mudança, Eikichi Kawasaki anuncia a sua aposentadoria, isso leva a SNK partiria para novos rumos, com o lançamento de vários produtos licenciados e lançamento de novos jogos da Franquia Samurai Shodown, The King Of Fighters e Fatal Fury.
Novos jogos das franquias mais populares da SNK |
Nenhum comentário:
Postar um comentário