Mega Drive - o Melhor Console produzido pela SEGA

 Mega Drive


Lançado em 1988 pela SEGA, é um Video Game de quarta geração (16 bits), sendo o console de mesa mais bem sucedido da Sega, vendendo aproximadamente 30 milhões de unidades no mudo todo.




Origem do projeto


Baseado na Placa de fliperama Sega System 16, o mega drive foi projetado para apresentar a melhor experiência dos Arcades em casa, sendo o Console de mesa mais potente lançado até aquele momento, a principal intenção da SEGA era competir com igualdade com os principais concorrentes japoneses (NEC com PC-Engine e a Nintendo com o Famicom).


Placa de Arcade System 16 da SEGA


Sucesso no Ocidente


O Mega Drive fez um muito sucesso no ocidente, sendo líder de vendas no início dos anos 90 nos Estados Unidos.

Com marketing agressivo e seleção de jogos que se encaixava com o público ocidental, o Mega Drive foi o console de mesa mais bem sucedido da Sega no Ocidente, sendo superado pelo seu principal concorrente, o SNES no final do ciclo da Quarta geração de videogames.


Super Nintendo



Conversões de arcade, Sonic e grandes parcerias


O Mega Drive inicialmente era considerado é uma das melhores plataformas de sua época para se jogar as conversões de Arcade, recebendo vários títulos clássicos vindos dos fliperamas.

Todos esses jogos vindos do Arcade fizeram o Mega Drive ter a fama do console dos jogos difíceis, isso porque a boa parte dos jogos de Arcade da época eram difíceis para garantir a utilização de mais fichas (jogos difíceis do Mega Drive).



Space Harrier 2 

As principais Parcerias que SEGA tinha na época eram a Electronic Arts, além de exclusividade de vários esportistas e artistas para lançamento de jogos.


Fifa da EA - lançado em 1993

Michel Jackson Moonwalker - Mega Drive


Em 1991 a Sega lança Sonic the Hedgehog,se tornando um sucesso instantâneo (o jogo passou também a ser oferecido para os novos donos de Mega Drive), alavancando o sucesso da Sega no Ocidente.


Sonic The Hedgehog 

Sega CD e 32x


Com o sucesso do Mega Drive, a SEGA lançou no decorrer da vida útil do Mega Drive, uma série de Periféricos e Addons para a plataforma, isso foi uma tentativa de manter o console atrativo e aumentar a vida útil da plataforma, sendo que os mais notórios, são o Sega CD (que fazia o mega rodar jogos em CD) e o 32x, que aumentava a potência do Mega Drive para o 32 bits, mesmo com grande hype, esses Addons não tiveram uma vida útil muito lomga, além do alto custo, a oferta de jogos para ambas as plataformas era extremamente baixo (não justificando a compra dos periféricos), levando ao fracasso de vendas.


Mega Drive com Sega CD e 32x


Não podemos esquecer também dos inúmeros acessórios lançados para o console da Sega como o Power Base, que é um adaptador para rodar jogos de Master System (o Mega Drive pode rodar nativamente jogos de master system devido conter o mesmo chip do Master System, o Zilog Z-80, o adaptador foi necessário pois a pinagem do Mega Drive é diferente do Master System.


Sucesso no Brasil


O Mega Drive foi comercializado no Brasil entre os anos 1990 à 2005 pela Tec-Toy, estima-se que tenha vendido 3 milhões de unidades.

Em 2017 a Tec-Toy relança o Mega Drive com o mesmo formato do original e com possibilidade de expansão de jogos via cartão SD.


Mega Drive 3 Tec-Toy


Mega Drive Eterno


O Console da SEGA é um verdadeiro clássico e a comunidade de jogos homebrew ainda é muito forte, sendo que ainda são produzidos jogos com uma qualidade muito superior e ainda são criados kits de desenvolvimento para a criação de jogos.


Paprium Lançado em 2020 para o Mega Drive

Resumo


O Mega Drive é um dos principais consoles da quarta geração, muitos desses jogos valem a pena serem jogados até os tempos de hoje, são lançados compilações dos melhores jogos para os consoles modernos até hoje.



Veja Mais;


20 Melhores Jogos do Mega Drive

Jogos do Sonic Para o Mega Drive

História da SEGA com Consoles Mesa

 


Drift Out - Neo-Geo / Neo-Geo CD



Lançado em 1996 pela Visco, Drift Out é um jogo de corrida com visão isométrica, sendo um dos poucos  jogos de corrida para a plataforma Neo-Geo.





Inspirado no campeonato mundial de Rally, você passa por 6 estágios contra o tempo, cada um oferecendo clima e tipos de pistas e desafios distintos.




No jogo você tem à disposição 3 veículos muito conhecidos do mundo do rally, com diferenças de atributos entre eles e 6 pistas desafiadoras para desbravar.




Toyota Celica: o mais veloz do jogo mas o mais instável na execução de curvas.

Subaru Impreza: o mais equilibrado entre eles, oferecendo boa estabilidade nas curvas.

Mitsubishi Lancer Evolution: o mais estável no controle nas curvas, mas o mais lento entre os 3 modelos.

O grande desafio neste jogo é finalizar os estágios dentro do tempo estipulado, sendo necessário não somente ser o mais rápido, mas o mais consistente.

Com a visão isométrica, o jogo se assemelha muito a outros jogos do gênero como 1000 Miglia da Kaneko.




Jogabilidade

Os controles de Drift Out São bem simples e muito ágeis, a possibilidade de execução do drift torna a jogabilidade muito divertida e desafiadora.


Sons e música:

Os efeitos sonoros e vozes são muito bons, mas o que chama atenção de fato sao as músicas que de fato te colocam no clima de estar contra o tempo.


Gráficos

Os Gráficos de Drift Out tem uma mistura entre 2D e sprites pre renderizados, dando um efeito unico na animação dos bólidos.


Veredito

Drift Out é disparado o melhor jogo de corrida para o Neo-Geo / Neo-Geo CD, sendo o mais fluido e com gráficos bem feitos, alem da  jogabilidade que é muito simples e ágil.


Veja Também 

1000 Miglia

Jogos de Corrida para o Neo-Geo


Mega Drive - o Melhor Console produzido pela SEGA

  Mega Drive Lançado em 1988 pela SEGA, é um Video Game de quarta geração (16 bits), sendo o console de mesa mais bem sucedido da Sega, vend...